<b>Importância das folhas da haste principal e das folhas do ramo no crescimento e produtividade do algodoeiro herbáceo CNPA 7H</b> - DOI: 10.4025/actasciagron.v25i1.2673
Resumo
A fim de avaliar o efeito da remoção de folhas no crescimento e na produção do algodoeiro (Gossypium hirsutum L.), cultivar CNPA 7H, conduziu-se um experimento em condições de campo, na base física da Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Algodão (CNPA), município de Campina Grande, Estado da Paraíba, no ano agrícola de 1998. Os tratamentos distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com dez repetições foram: sem remoção de folhas, remoção das folhas do fruto e remoção das folhas da haste principal. Aos 40, 60, 80 e 110 dias, após a emergência das plântulas, foram tomadas medidas da altura de plantas da área foliar e do diâmetro caulinar, além do número e comprimento de ramos frutíferos, do número e do peso de capulho, do peso de algodão em caroço, do peso de pluma, do peso de 100 sementes. Aos 110 dias foi avaliada também a % de fibra. A remoção das folhas da haste principal do algodoeiro promoveu redução na altura das plantas, na área foliar, no diâmetro caulinar e, principalmente, no número e no peso de capulhos, peso de algodão em caroço e no peso de pluma nas primeiras e segundas posições-chaves de frutificação.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.