<b>Desconstruindo a fronteira: a cultura e a natureza em Leslie Marmon Silko, James Welch e Linda Hog an</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v28i1.177
Resumo
Os temas de transculturação, multiculturalismo e formação de fronteiras são discutidos nos romances Gardens in the Dune, The Heartsong of Charging Elk e Solar Storms and Power, respectivamente de Leslie Marmon Silko, James Welch e Linda Hogan, três aut ores indígenas estadunidenses. Os primeiros dois autores analisam os procedimentos transculturais de vias duplas na construção de comunidades. As atividades interculturais, de um lado, envolvem não apenas a síntese mas também a ruptura e a simbiose. Por outro lado, os dois romances de Hogan salientam a importância da construção de comunidades através dos nexos entre o mundo humano e o mundo da natureza, o qual é uno. Em outras palavras, os romances desconstroem a fronteira entre a natureza e a cultura. Uma visão integrada da realidade implode as divisões e impede a destruição futura do planeta.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.