O projeto “Paraná 12 meses” em um contexto de desenvolvimento rural sustentável

  • Patrícia Moreira Marques UEL
  • Oswaldo Calzavara UEL
  • Maria de Fátima Guimarães UEL
Palavras-chave: pobreza rural, desenvolvimento rural, políticas públicas

Resumo

Estudando o resultado de políticas públicas no combate à pobreza rural através do fortalecimento comunitário, este trabalho analisa a atuação do Projeto “Paraná 12 meses” no Município de São Jerônimo da Serra, Paraná. Desenvolvido conforme os princípios gerais da extensão universitária, numa ação conjunta professor-aluno-comunidade, o entrevistador residiu com uma família beneficiária enquanto entrevistava 70% dos participantes. Constatou-se que o “Paraná 12 meses”, ainda em execução, já provocou mudanças na infra-estrutura produtiva e na organização comunitária, incentivando o trabalho coletivo e fortalecendo a associação de moradores. A comunidade, porém, continua dependendo de agentes externos na execução das atividades, demonstrando a necessidade de ações que promovam a cidadania em projetos de desenvolvimento rural. Para maior produtividade e consistência dessas políticas públicas, a elaboração de projetos de desenvolvimento rural deve considerar o entrelaçamento de aspectos políticos, socioeconômicos, ambientais, tecnológicos e educativos visando o desenvolvimento do potencial local.

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Biografia do Autor

Patrícia Moreira Marques, UEL
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1999) e mestrado em Geografia, Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em questão agrária, agricultura familiar e práticas agropecuárias alternativas, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas agrárias, desenvolvimento rural e meio ambiente Currículo Lattes
Publicado
2008-05-06
Como Citar
Marques, P. M., Calzavara, O., & Guimarães, M. de F. (2008). O projeto “Paraná 12 meses” em um contexto de desenvolvimento rural sustentável. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 23, 257-261. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v23i0.2802
Seção
Ciências Sociais