<b>As Crônicas da Colonização: a produção literária sobre a imigração italiana na região da quarta colônia (1975)
Resumo
A região da Quarta Colônia celebrou, a partir de 1975, as comemorações do Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Para essas festividades, cada localidade preparou de sua forma, atividades como missas, desfiles, jantares, almoços. Além disso, como forma de divulgar o processo imigratório, padre Luiz Sponchiado – pároco do município de Nova Palma – produziu as crônicas da colonização, com o intuito de relatar o cotidiano dos imigrantes italianos na referida região colonial. O presente trabalho procura compreender o discurso propagado sobre a imigração italiana nas festividades dos 100 anos da imigração italiana na Quarta Colônia, através das crônicas da colonização. Será analisado o conteúdo desse material, para compreender o discurso propagado sobre o processo imigratório na região da Quarta Colônia.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.















