<b>As Crônicas da Colonização: a produção literária sobre a imigração italiana na região da quarta colônia (1975)

  • Juliana Maria Manfio Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: migração, comemorações, centenário.

Resumo

A região da Quarta Colônia celebrou, a partir de 1975, as comemorações do Centenário da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. Para essas festividades, cada localidade preparou de sua forma, atividades como missas, desfiles, jantares, almoços. Além disso, como forma de divulgar o processo imigratório, padre Luiz Sponchiado – pároco do município de Nova Palma – produziu as crônicas da colonização, com o intuito de relatar o cotidiano dos imigrantes italianos na referida região colonial. O presente trabalho procura compreender o discurso propagado sobre a imigração italiana nas festividades dos 100 anos da imigração italiana na Quarta Colônia, através das crônicas da colonização. Será analisado o conteúdo desse material, para compreender o discurso propagado sobre o processo imigratório na região da Quarta Colônia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maria Manfio, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Licenciada em História pelo Centro Universitário Franciscano (2013); Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria e Doutoranda em História pela Universidade do Vale dos Sinos e bolsista CAPES/Prosup.
Publicado
2017-01-01
Como Citar
Manfio, J. M. (2017). <b&gt;As Crônicas da Colonização: a produção literária sobre a imigração italiana na região da quarta colônia (1975). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 39(1), 71-76. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v39i1.31773
Seção
História