<b>Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios</b> - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5436

  • Celma Tavares UNICEF
Palavras-chave: educação integral, educação contextualizada, educação em direitos humanos, prática pedagógica, empoderamento

Resumo

Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos são três práticas essenciais em um processo educativo que se fundamente na formação humana, compreendida como formação integral do ser humano, em que o ato de educar não seja sinônimo de escolarização e de transmissão de conteúdos, mas que seja entendido como práxis social. Nesta direção, os pontos de intersecção entre ditas práticas se fazem presentes tanto na prática pedagógica e no currículo como nos desafios que enfrentam para afirmar-se. Este artigo busca refletir sobre este tema a partir da discussão sobre uma prática pedagógica que tenha por objetivo o empoderamento de educandos, educandas, educadores e educadoras.

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Biografia do Autor

Celma Tavares, UNICEF
Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha). Coordenadora do Núcleo Exigibilidade dos Direitos Humanos das Mulheres da ONG Espaço Feminista
Publicado
2009-10-13
Como Citar
Tavares, C. (2009). <b>Educação integral, educação contextualizada e educação em direitos humanos: reflexões sobre seus pontos de intersecção e seus desafios</b&gt; - DOI: 10.4025/actascihumansoc.v31i2.5436. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 31(2), 141-150. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v31i2.5436
Seção
Educação