O enfoque das capacidades e a educação para a dignidade humana
Resumo
O ensaio investiga alguns aspectos do enfoque das capacidades humanas desenvolvido por Martha Nussbaum. Critica o enfoque reducionista do Produto Interno Bruto (PIB) e a ideia de educação que lhe é subjacente. Expõe, resumidamente, a dimensão tripartite do enfoque das capacidades, constituída por capacidades inatas, internas e combinadas. Na sequência, problematiza, com base nisso, o vínculo da dimensão tripartite com as dez capacidades, dando atenção especial para a razão prática e a afiliação. Por fim, reconstrói a noção de educação ampla, acentuando seu papel importante na formação da cidadania democrática e mostrando, simultaneamente, sua indispensabilidade para a conquista progressiva da dignidade humana.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.