Populações tradicionais, representações sociais e preservação ambiental: um estudo sobre as perspectivas de continuidade da pesca artesanal em uma região ribeirinha do rio Paraná
Résumé
Como proposta de continuidade dos trabalhos realizados no trecho do rio Paraná, compreendido entre a foz do rio Paranapanema e o reservatório de Itaipu, este estudo teve por objetivo investigar as representações sociais dos filhos de pescadores em relação à pesca artesanal no rio Paraná e às perspectivas de continuidade da atividade como profissão. As conclusões apontam para um desejo, dos entrevistados, em manter o estilo de vida, característico das populações tradicionais, herdado de seus antepassados. Porém, as condições efetivas para essa continuidade não existem, devido às alterações ambientais. A pesca artesanal profissional, tal como realizada na região, tende mesmo a desaparecer. O que este trabalho sugere é a busca de alternativas, através de investigações e de estudos na localidade ou região, que venham a possibilitar a continuidade da cultura tradicional valorizada pelos entrevistados e sugere, também, o desenvolvimento de um trabalho junto à população de pescadores da localidade que os leve a se perceberem como capazes de agir enquanto população tradicional, com estilo próprio de vida.Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.