<b>Expansão dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais públicos municipais de Santa Catarina
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujos objetivos eram mapear, caracterizar e analisar o processo de ampliação dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais municipais de Santa Catarina. Com o advento da municipalização do ensino fundamental, as possibilidades do Fundeb e as avaliações em larga escala, as secretarias municipais aderem a sistemas educativos privados, denominados de sistemas apostilados. O assédio sedutor das empresas educativas e a promessa de melhorar índices das avaliações do MEC são hipóteses para o crescente avanço desses sistemas privados nas redes públicas. Em Santa Catarina, não há nenhum estudo que mostre a expansão do setor privado na condução pedagógica pública e suas implicações. Diante disso, consideram-se importantes a condução desta pesquisa e a busca por respostas as seguintes questões: Quais municípios adotam sistemas educativos privados? Quais sistemas são adotados? Que tipos de serviços são comprados? A que níveis de ensino são dirigidos esses sistemas? Quais os argumentos das secretarias de educação para tal opção? Ao refletirmos sobre essas questões, compreendemos os impactos das decisões políticas e as consequências das parcerias público-privadas estabelecidas na administração pública municipal sobre as escolas das redes municipais de ensino em Santa Catarina.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.