<b>Expansão dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais públicos municipais de Santa Catarina

  • Valéria Silva Ferreira Universidade do Vale do Itajaí
  • Sandra Cristina Vanzuita da Silva Universidade do Vale do Itajaí
Palavras-chave: público-privado, kits pedagógicos, sistema apostilado

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujos objetivos eram mapear, caracterizar e analisar o processo de ampliação dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais municipais de Santa Catarina. Com o advento da municipalização do ensino fundamental, as possibilidades do Fundeb e as avaliações em larga escala, as secretarias municipais aderem a sistemas educativos privados, denominados de sistemas apostilados. O assédio sedutor das empresas educativas e a promessa de melhorar índices das avaliações do MEC são hipóteses para o crescente avanço desses sistemas privados nas redes públicas. Em Santa Catarina, não há nenhum estudo que mostre a expansão do setor privado na condução pedagógica pública e suas implicações. Diante disso, consideram-se importantes a condução desta pesquisa e a busca por respostas as seguintes questões: Quais municípios adotam sistemas educativos privados? Quais sistemas são adotados? Que tipos de serviços são comprados? A que níveis de ensino são dirigidos esses sistemas? Quais os argumentos das secretarias de educação para tal opção? Ao refletirmos sobre essas questões, compreendemos os impactos das decisões políticas e as consequências das parcerias público-privadas estabelecidas na administração pública municipal sobre as escolas das redes municipais de ensino em Santa Catarina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria Silva Ferreira, Universidade do Vale do Itajaí
Possui graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), graduação em Curso de Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí, no Programa de Mestrado Acadêmico em Educação.Coordena o Grupo de pesquisa Contextos Educativos e Prática Docente.
Sandra Cristina Vanzuita da Silva, Universidade do Vale do Itajaí
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (1990) e mestrado em Educação pela mesma Universidade. Atualmente é professora da Universidade do Vale do Itajaí e leciona as disciplinas de Prática Docente Projetos Integrados e Prática de Ensino. Tem experiência na área de Educação e trabalha com a formaçao continuada dos professores da Educaçao Básica, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Infantil, linguagem oral e escrita, alfabetização, propostas curriculares para a Educação Infantil, metodologia de projetos, organizaçao e gestão dos espaços educativos. É pesquisadora do grupo de pesquisa Contextos Educativos e Prática docente.
Publicado
2014-12-05
Como Citar
Ferreira, V. S., & Silva, S. C. V. da. (2014). <b&gt;Expansão dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais públicos municipais de Santa Catarina. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 36(2), 199-206. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v36i2.24761
Seção
Educação