O processo educativo contemporâneo por meio do ‘trabalho’, da ‘diversidade’ e da ‘dialogicidade’
Résumé
Como resultado da conclusão de uma disciplina de pós-graduação, escrevi este artigo, que tem como objetivo a discussão da importância da análise do processo educativo contemporâneo por meio de três categorias analíticas, a saber: ‘trabalho’, ‘diversidade’ e ‘dialogicidade’. Articulando Frigotto (1996), Gramsci (2004), Kuenzer (2002), Lara (2009), Martins (2012) e Saviani (2000, 2009), autoras/es marxianas/os, a Freire (2012), Gadotti (2012), Oliveira (2011), Rodrigues (2013), e Tuzzo (2013), autoras/es consideradas/os aqui como não necessariamente marxianas/os, apresento esta discussão teórica, que nos leva a concluir que as três categorias focalizadas, embora possam sem entendidas como conflitantes à primeira vista, a fim de alcançarmos o nosso objetivo, na verdade, não se excluem, mas ‘se complementam’. Ao passo que o ‘trabalho’ se revela como categoria de análise importante, pois, por mais que os tempos tenham mudado desde o surgimento das ideias de Marx, ainda não resolvemos muitas das questões abordadas pelo filósofo, e que, portanto, ainda nos assombram; encontramo-nos num mundo diferente do vivido pelo autor, um mundo no qual outras lutas, além das de classe, devam ser igualmente combatidas por todas/os nós. Tais ideias justificam a relevância deste estudo para as áreas do saber que lidam com o processo educativo como um todo.
Téléchargements
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.