A interdisciplinaridade na administração pública: proposta de um modelo de avaliação

Interdisciplinaridade na Administração Pública

Resumen

A prestação dos serviços públicos em um Estado Democrático de Direito (EDD) implica atuar com eficiência e eficácia. As políticas públicas precisam impactar a sociedade, contribuindo com melhorias sociais e econômicas. Este artigo, em razão da existência de lacunas na capacitação de gestores públicos, propõe-se a discutir a interdisciplinaridade no campo da Administração Pública. Para tanto, o objeto geral é construir um modelo que possa contribuir na aferição da maturidade da interdisciplinaridade. O trabalho e o modelo proposto se apoiam, basicamente, nas contribuições teóricas de Ramos (1996), Maturana (2002) e Japiassu (2006). O modelo proposto elenca cinco critérios considerados suficientes para avaliar a maturidade da interdisciplinaridade, bem como mostra como estes critérios podem ser considerados de forma ponderada. Os conceitos que perpassam todo o trabalho são: a) autonomia e complexidade da Administração Pública; e b) Redução Sociológica. As limitações do estudo estão relacionadas nas delimitações do campo de pública. Acredita-se que o modelo proposto, por ser generalista, possa ser usado para outras áreas do conhecimento, quando a interdisciplinaridade for considerada fundamental. Essa pesquisa deixa como possibilidade de estudos futuros, compreender como ocorre a Interdisciplinaridade em cursos de Administração Pública na América Latina e também como oportunidade de aplicar o modelo proposto em outras Instituições de Ensino Superior.

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Publicado
2020-04-20
Cómo citar
Oliveira, C. C. de, Santos, C. H. S., & Stradioto, J. P. (2020). A interdisciplinaridade na administração pública: proposta de um modelo de avaliação. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, 42(1), e51255. https://doi.org/10.4025/actascihumansoc.v42i1.51255
Sección
Ciências Sociais