<b>Discurso, sujeito e mídia em Foucault: o véu na mulher muçulmana</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.11180
Resumo
O objetivo deste trabalho é compreender os discursos sobre o modo de ser das mulheres muçulmanas que circularam na revista “Veja on-line” no período de 1995 a 2005, tendo em vista a relação do verbal com o não verbal, cujo signo que se apresentou constante inicialmente entre elas foi o véu. Para tanto, valemo-nos das seguintes noções foucaultianas, no que diz respeito ao seu entendimento sobre o princípio de “sujeito”: a) “sujeito e poder”, cujo enfoque corresponde à articulação dos sujeitos às estratégias de poder; e b) “sujeito e mídia”, dada a influência da mídia como reconhecimento de práticas discursivas na construção e representação de identidades. A pesquisa revelou como resultado três pronunciamentos discursivos distintos, apresentados pela mídia neste período, de sujeitos femininos que usam o véu: um que a divulgou como mãe; outro que a viu como figura pública e moderna; e, ainda outro, que a percebeu na sua dimensão política.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.