<b>Leituras pós-babélicas: uma proposta derridiana

  • Atílio Butturi Junior Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: teorias de leitura, pós-modernidade, desconstrução, iteração

Resumo

Este texto pretende apresentar e discutir algumas concepções de leitura da contemporaneidade, aventando a possibilidade de uma desconstrução dos paradigmas hodiernos relacionados ao logocentrismo de grande parte das teorias e das práticas de leitura oficiais. Para tanto, utiliza-se de uma perspectiva derridiana, levando em consideração as propostas de suplementação e de iteração. Inicialmente, descreve-se um campo teórico para a leitura, partindo de teorias sociais, psicológicas e contextuais, contrapostas, de modo geral, na forma de teorias modernas e teorias pós-modernas de leitura. Depois disso, apresenta-se a proposta de leitura de Jacques Derrida, pautada na problematização da pragmática de Austin e, a partir daí, numa negação da possibilidade de saturação dos contextos de leitura. Finalmente, estabelece-se a necessidade de se repensar os conceitos de leitura vigentes, segundo uma suspensão dos modelos contextuais oficiais, a fim de se discutir as relações de poder implicadas na logofobia que percorre os debates na área.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Atílio Butturi Junior, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004); Mestre em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com trabalho voltado à Filosofia da Lingüística; Doutor em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisando o discurso sexual brasileiro na modalidade do dispositivo foucauldiano. Atualmente, é professor adjunto II da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, e coordenador da Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas da mesma instituição.
Publicado
2015-07-28
Como Citar
Butturi Junior, A. (2015). <b&gt;Leituras pós-babélicas: uma proposta derridiana. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(2), 189-196. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i2.22721
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus