<b>Leituras pós-babélicas: uma proposta derridiana

  • Atílio Butturi Junior Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Este texto pretende apresentar e discutir algumas concepções de leitura da contemporaneidade, aventando a possibilidade de uma desconstrução dos paradigmas hodiernos relacionados ao logocentrismo de grande parte das teorias e das práticas de leitura oficiais. Para tanto, utiliza-se de uma perspectiva derridiana, levando em consideração as propostas de suplementação e de iteração. Inicialmente, descreve-se um campo teórico para a leitura, partindo de teorias sociais, psicológicas e contextuais, contrapostas, de modo geral, na forma de teorias modernas e teorias pós-modernas de leitura. Depois disso, apresenta-se a proposta de leitura de Jacques Derrida, pautada na problematização da pragmática de Austin e, a partir daí, numa negação da possibilidade de saturação dos contextos de leitura. Finalmente, estabelece-se a necessidade de se repensar os conceitos de leitura vigentes, segundo uma suspensão dos modelos contextuais oficiais, a fim de se discutir as relações de poder implicadas na logofobia que percorre os debates na área.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Atílio Butturi Junior, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduado em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2004); Mestre em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina (2008), com trabalho voltado à Filosofia da Lingüística; Doutor em Lingüística na Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisando o discurso sexual brasileiro na modalidade do dispositivo foucauldiano. Atualmente, é professor adjunto II da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim, e coordenador da Especialização em Teorias Linguísticas Contemporâneas da mesma instituição.
Publicado
2015-07-28
Cómo citar
Butturi Junior, A. (2015). <b&gt;Leituras pós-babélicas: uma proposta derridiana. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(2), 189-196. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i2.22721
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus