<b>Considerações sobre práticas didático-pedagógicas sob a perspectiva da educação intercultural

  • Paulo Roberto Sehnem Universidade do Vale do Itajaí
  • José Marcelo Freitas de Luna Universidade do Vale do Itajaí
  • Rodrigo Schaefer Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: interculturalidade, mobilidade estudantil, avaliação de CCI

Resumo

Dois intensos e crescentes processos têm justificado a necessidade de pesquisas e estudos voltados à educação intercultural. Trata-se da mobilidade acadêmica internacional e do fluxo migratório de famílias com filhos em idade escolar. O presente artigo discute possibilidades de uma prática significativa de avaliação da Competência Comunicativa Intercultural de estudantes, incluindo-se recomendações de práticas didático-pedagógicas para aulas de língua espanhola na educação básica. Evidencia-se, com a discussão, que a avaliação pelas dimensões Descoberta de Conhecimento, Empatia, Respeito ao Outro, Tolerância à Ambiguidade, Flexibilidade Comportamental e Consciência Comunicativa transpõe-se didaticamente para a apresentação e a prática dos conteúdos programáticos do currículo formal dos anos escolares que compreendem o ensino fundamental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Roberto Sehnem, Universidade do Vale do Itajaí
Doutorando em educação pela Univali, com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Educação, psicopedagogo e orientador educacional. Professor de Pós-graduação em Gestão Educacional e Empresarial pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IPGEX. Consultor e palestrante nas áreas de educação, relações humanas, qualidade e motivação. Diretor da LUPA - Assessoria e Treinamento, empresa que presta assessoria e treinamento, atendendo atualmente organizações de todo o estado catarinense.
José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, com publicações nas áreas de Linguística e Educação.

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos)

Rodrigo Schaefer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação – UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.

Doutorando em Inglês na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras (Inglês, Espanhol e Português).

Pós-graduação em: Educação – Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica.

Pós-graduação em Tradução de Espanhol. Universidade Gama Filho, SP.

Professor de Pós-graduação em Práticas Pedagógicas Multidisciplinares pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IPGEX. 

Professor de Inglês e Espanhol pela All Idiomas - Brusque.

Professor de Português, Espanhol e Inglês pelo SESI, Educação de Jovens e Adultos, Brusque, SC.

Publicado
2016-04-27
Como Citar
Sehnem, P. R., Luna, J. M. F. de, & Schaefer, R. (2016). <b&gt;Considerações sobre práticas didático-pedagógicas sob a perspectiva da educação intercultural. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(2), 129-138. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i2.27363
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus