<b>Considerações sobre práticas didático-pedagógicas sob a perspectiva da educação intercultural

  • Paulo Roberto Sehnem Universidade do Vale do Itajaí
  • José Marcelo Freitas de Luna Universidade do Vale do Itajaí
  • Rodrigo Schaefer Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Dois intensos e crescentes processos têm justificado a necessidade de pesquisas e estudos voltados à educação intercultural. Trata-se da mobilidade acadêmica internacional e do fluxo migratório de famílias com filhos em idade escolar. O presente artigo discute possibilidades de uma prática significativa de avaliação da Competência Comunicativa Intercultural de estudantes, incluindo-se recomendações de práticas didático-pedagógicas para aulas de língua espanhola na educação básica. Evidencia-se, com a discussão, que a avaliação pelas dimensões Descoberta de Conhecimento, Empatia, Respeito ao Outro, Tolerância à Ambiguidade, Flexibilidade Comportamental e Consciência Comunicativa transpõe-se didaticamente para a apresentação e a prática dos conteúdos programáticos do currículo formal dos anos escolares que compreendem o ensino fundamental.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Sehnem, Universidade do Vale do Itajaí
Doutorando em educação pela Univali, com estágio sanduíche na Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Educação, psicopedagogo e orientador educacional. Professor de Pós-graduação em Gestão Educacional e Empresarial pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IPGEX. Consultor e palestrante nas áreas de educação, relações humanas, qualidade e motivação. Diretor da LUPA - Assessoria e Treinamento, empresa que presta assessoria e treinamento, atendendo atualmente organizações de todo o estado catarinense.
José Marcelo Freitas de Luna, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, com publicações nas áreas de Linguística e Educação.

Doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1999) e pós-doutorado, entre 2010 e 2011, na Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos)

Rodrigo Schaefer, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação – UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.

Doutorando em Inglês na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Letras (Inglês, Espanhol e Português).

Pós-graduação em: Educação – Interdisciplinaridade na Prática Pedagógica.

Pós-graduação em Tradução de Espanhol. Universidade Gama Filho, SP.

Professor de Pós-graduação em Práticas Pedagógicas Multidisciplinares pelo Instituto de Pós-graduação e Extensão - IPGEX. 

Professor de Inglês e Espanhol pela All Idiomas - Brusque.

Professor de Português, Espanhol e Inglês pelo SESI, Educação de Jovens e Adultos, Brusque, SC.

Publicado
2016-04-27
Cómo citar
Sehnem, P. R., Luna, J. M. F. de, & Schaefer, R. (2016). <b&gt;Considerações sobre práticas didático-pedagógicas sob a perspectiva da educação intercultural. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(2), 129-138. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i2.27363
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus