<b>Considerações sobre práticas didático-pedagógicas sob a perspectiva da educação intercultural
Resumo
Dois intensos e crescentes processos têm justificado a necessidade de pesquisas e estudos voltados à educação intercultural. Trata-se da mobilidade acadêmica internacional e do fluxo migratório de famílias com filhos em idade escolar. O presente artigo discute possibilidades de uma prática significativa de avaliação da Competência Comunicativa Intercultural de estudantes, incluindo-se recomendações de práticas didático-pedagógicas para aulas de língua espanhola na educação básica. Evidencia-se, com a discussão, que a avaliação pelas dimensões Descoberta de Conhecimento, Empatia, Respeito ao Outro, Tolerância à Ambiguidade, Flexibilidade Comportamental e Consciência Comunicativa transpõe-se didaticamente para a apresentação e a prática dos conteúdos programáticos do currículo formal dos anos escolares que compreendem o ensino fundamental.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.