<b>Ensino e aprendizagem da leitura: um diagnóstico entre alunos do 4° ano do Ensino Fundamental

  • Maria do Carmo Cabreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: concepções de leitura, diagnóstico em leitura, compreensão leitora

Resumo

Com base na compreensão do caráter dialógico da língua, na concepção interacionista da linguagem e nos gêneros discursivos como instrumentos de ensino, este estudo tem como objetivo apresentar uma análise da compreensão leitora de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de práticas que promovam o letramento em leitura. Trata-se dos dados gerados dentro de uma Pesquisa de Mestrado – PROFLETRAS – em fase de andamento, caracterizando-se, assim, como uma pesquisa qualitativa-interpretativista, do tipo etnográfico e pesquisa-ação, alicerçada pela Linguística Aplicada. Na pesquisa, iremos analisar dados de um diagnóstico em leitura, a fim de propor intervenções didáticas que contribuam para a formação de leitores proficientes, investigando nossa prática pedagógica. Esta pesquisa encontra-se inserida no projeto vinculado ao Programa Observatório da Educação – CAPES/INEP.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria do Carmo Cabreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestranda do do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras – PROFLETRAS – Mestrado Profissionalizante, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel
Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

PProfessora Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras – Nível de Mestrado, área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascave. Pesquisadora na área de Linguística Aplicada

Publicado
2016-11-22
Como Citar
Cabreira, M. do C., & Costa-Hübes, T. da C. (2016). <b&gt;Ensino e aprendizagem da leitura: um diagnóstico entre alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(4), 359-369. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i4.27568
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus