<b>Literatura: ‘uma forma de luta contra a desumanização do ser humano’
Resumo
A entrevista com o professor Dr. Massaud Moisés1 foi realizada como atividade integrante de uma pesquisa por mim desenvolvida em nível de pós-doutorado que procurava investigar a presença da literatura portuguesa nas universidades brasileiras como área de ensino e de pesquisa2. No depoimento que segue, o professor Massaud Moisés é convidado a relembrar dos tempos iniciais de sua vida acadêmica na USP dos anos 40, de sua relação com os seus dois principais mestres, dos quais viria a se tornar uma espécie de discípulo. Além disso, fala sobre suas escolhas acadêmicas, de suas preferências literárias, de sua experiência como aluno e como professor. Do alto de seus mais de 90 anos de vida, grande parte dos quais dedicados à docência, o professor Massaud Moisés faz, ainda, um breve balanço sobre a sua produção intelectual, sobre os livros que produziu, confessa a sua alegria em ensinar e, ao final, declara de modo muito particular o seu amor pela literatura. A entrevista foi gravada e, posteriormente, transcrita, o que resultou no tom coloquial do texto que aqui procurei conservar.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.