<b>Os feácios e a transição de Odisseu na <i>Odisseia

  • André Malta Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Homero, épica grega, idealização

Resumo

 

Uma das maiores unanimidades entre os estudiosos de Homero é a visão a respeito do papel ‘transicional’ desempenhado pelos feácios na Odisseia, povo que parece claramente estabelecer uma ‘ponte’ entre as aventuras pregressas, fantasiosas de Odisseu e seu reingresso na dura realidade de Ítaca. Sua rápida estadia de três dias nessa terra desconhecida oferece ao herói a oportunidade para que rememore as vicissitudes por que passou desde a partida de Troia, fazendo assim com que se estabeleça uma relação narrador-audiência que nos ajuda a entender não apenas as qualidades do protagonista do poema, mas também as desses extraordinários anfitriões que o acolhem. Vou me deter aqui no modo como Homero constrói a caracterização dos feácios como um povo ‘intermediário’, que mescla elementos opostos de modo a mostrar a possibilidade de conexão, concretamente representada pela perícia desses homens em navegar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Malta, Universidade de São Paulo
Possui mestrado (1998) e doutorado (2003) em Letras Clássicas, ambos pela Universidade de São Paulo. No ano de 2011/2012 fez pós-doutorado junto à Brown University/EUA, e em 2013 realizou sua livre-docência pela FFLCH-USP, onde é professor de língua e literatura grega desde 2001. Coordena atualmente o projeto "Épica Hesiódica e Homérica: Estudos Temáticos e/ou Comparativos", dentro do qual desenvolve a pesquisa "Odisseu e a Astúcia: uma Interpretação da Odisseia". É autor de quatro livros: "O regaste do cadáver: o último canto da Ilíada" (Humanitas/2000), "A selvagem perdição: erro e ruína na Ilíada" (Odysseus/2006), "Homero múltiplo: ensaios sobre a épica grega" (Edusp/2012) e "A Musa difusa: visões da oralidade nos poemas homéricos" (Annablume/2015). Traduziu, de Platão, as seguintes obras: " Íon e Hípias Menor" (L&PM/2007) e "Êutifron, Apologia de Sócrates e Críton" (L&PM/2008). 
Publicado
2017-03-21
Como Citar
Malta, A. (2017). <b>Os feácios e a transição de Odisseu na <i&gt;Odisseia. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 1-11. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.32033
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus