<b>A teoria do discurso no cenário linguístico: uma nova via para o embate interior x exterior nos estudos da linguagem
Resumo
A linguagem sempre despertou o interesse humano. Desde a antiguidade, foi discutida por sábios como Aristóteles e Platão. Os filósofos discorriam, por exemplo, sobre a relação entre os nomes e as coisas as quais eles nomeavam, se tal relação era natural ou convencional, na tentativa de explicitar o funcionamento da língua. Tais discussões fomentaram uma questão: em qual ponto deve concentrar-se os estudos da linguagem? No que se passa no interior do sujeito, na sua capacidade de falar? Ou no que se passa no exterior, a manifestação do interior considerando o social? Tal impasse foi se estendendo ao longo dos estudos linguísticos realizados. Frente à realidade descrita, este artigo se propõe a discutir o impasse entre uma abordagem da linguagem focada na interioridade e outra focada na exterioridade, traçando um percurso pelos estudos da linguagem desde os clássicos, passando pela teoria materialista de Michel Pêcheux até chegar aos conceitos propostos pelo filósofo Michel Foucault, os quais serão utilizados para a realização de uma análise sob a perspectiva discursiva. A Análise do Discurso procura pensar a Linguística fora dessa questão do logicismo e do sociologismo: ela propõe que se olhe para o discurso, oferecendo outro campo de estudo para a linguagem.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.