<b>Práticas de literacia no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas
Resumo
A escrita académica tem suscitado muito interesse nos últimos tempos. A escrita nas disciplinas tem sido menos estudada, ainda que tenha um papel crucial na avaliação e na aprendizagem. No presente estudo investigam-se, numa abordagem design-based research, o ensino da escrita e as suas potencialidades na construção de conhecimentos disciplinares, com enfoque centrado nas vivências dos estudantes. Este estudo integra-se num projeto de investigação mais vasto sobre leitura, escrita e aprendizagem no currículo, numa instituição pública de formação de professores, em Portugal. Pretende-se (i) refletir sobre práticas de ensino aprendizagem no ensino superior, (ii) analisar as perceções dos estudantes sobre as atividades de escrita no curso e (iii) apresentar as reflexões dos estudantes sobre as aprendizagens realizadas. Descrevem-se as atividades realizadas durante um semestre numa disciplina de licenciatura e analisam-se criticamente as reflexões dos estudantes sobre as suas aprendizagens. Os resultados sugerem que o envolvimento dos estudantes em tarefas complexas é propiciador de aprendizagens de conteúdos e de competências. A planificação e revisão textuais são práticas comuns e o feedback é tido como importante. A escrita de um artigo é encarada pelos estudantes como instrumento de aprendizagem de escrita, de conteúdos da disciplina e de integração de conteúdos de outras disciplinas. Conclui-se que é relevante desenvolver práticas de literacia no ensino superior.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.