<b>Práticas de literacia no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas

Resumen

A escrita académica tem suscitado muito interesse nos últimos tempos. A escrita nas disciplinas tem sido menos estudada, ainda que tenha um papel crucial na avaliação e na aprendizagem. No presente estudo investigam-se, numa abordagem design-based research, o ensino da escrita e as suas potencialidades na construção de conhecimentos disciplinares, com enfoque centrado nas vivências dos estudantes. Este estudo integra-se num projeto de investigação mais vasto sobre leitura, escrita e aprendizagem no currículo, numa instituição pública de formação de professores, em Portugal. Pretende-se (i) refletir sobre práticas de ensino aprendizagem no ensino superior, (ii) analisar as perceções dos estudantes sobre as atividades de escrita no curso e (iii) apresentar as reflexões dos estudantes sobre as aprendizagens realizadas. Descrevem-se as atividades realizadas durante um semestre numa disciplina de licenciatura e analisam-se criticamente as reflexões dos estudantes sobre as suas aprendizagens. Os resultados sugerem que o envolvimento dos estudantes em tarefas complexas é propiciador de aprendizagens de conteúdos e de competências. A planificação e revisão textuais são práticas comuns e o feedback é tido como importante. A escrita de um artigo é encarada pelos estudantes como instrumento de aprendizagem de escrita, de conteúdos da disciplina e de integração de conteúdos de outras disciplinas. Conclui-se que é relevante desenvolver práticas de literacia no ensino superior.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Otília Costa Sousa, Universidade de Lisboa

Otília Costa e Sousa possui Doutoramento em Linguística (Universidade Nova de Lisboa) e Agregação em Educação (Universidade de Lisboa). É Professora Coordenadora Principal na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Investigadora do UIDEF, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Ensino do Português (2006-2009; Responsável pelo Português no projeto Mais Sucesso Escolar – Escolas Híbridas (2010-2014)

Interesses de Investigação: Linguística e Educação – Ensino de língua (L1 e L2) e formação de professores.

Projeto atual: Oracy in the school culture 

Teresa Alexandra Costa-Pereira, Universidade de Lisboa

Teresa Costa-pereira é licenciada em Ensino Básico, tem mestrado em Didática da Língua Portuguesa e é estudante de doutoramento do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Os seus interesses de investigação: Leitura e escrita e didática da Lingua. Formação de professores.

Publicado
2018-10-01
Cómo citar
Sousa, O. C., & Costa-Pereira, T. A. (2018). <b&gt;Práticas de literacia no ensino superior: as percepções dos alunos sobre escrita nas disciplinas. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(2), e41888. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41888
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus