‘Vossa Excelência me esqueça’: valores da concisão em uma designação midiática

  • João Kogawa Universidade Federal de São Paulo
Palavras-chave: pré-construído, memória discursiva, laconismo.

Resumo

Este artigo analisa, pela ótica da Análise do Discurso de linha francesa, os sentidos de laconismo. Tomamos como materialidade o enunciado ‘Vossa Excelência me esqueça’ – categorizado na página do Facebook do jornal Folha de São Paulo como lacônico –, pronunciado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. Este enunciado foi uma resposta à acusação de heterodoxia feita pelo ministro Gilmar Mendes, também do Supremo Tribunal Federal. Nosso objetivo é demonstrar de que modo a compreensão desta designação (isto que se diz é lacônico) se dá pelo funcionamento de um pré-construído que apaga/retoma uma memória. Nesse sentido, os efeitos de sentido atrelados à designação midiática do enunciado de Lewandowski estão arraigados em dizeres da Grécia Antiga (Esparta, em particular). Concluímos que ser lacônico, antes como agora, está associado a ser honrado, verdadeiro e íntegro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Kogawa, Universidade Federal de São Paulo
Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. Coordenador, juntamente com o professor Anderson S. Magalhães, do GP/CNPq/Semiologia & Discurso. Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (Conceito CAPES 6), com período de estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (Paris III) sob supervisão do Prof. Jean-Jacques Courtine. Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (Conceito CAPES 6). Tem experiência como professor e pesquisador na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso.
Publicado
2019-05-31
Como Citar
Kogawa, J. (2019). ‘Vossa Excelência me esqueça’: valores da concisão em uma designação midiática. Acta Scientiarum. Language and Culture, 41(1), e44161. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v41i1.44161
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus