‘Vossa Excelência me esqueça’: valores da concisão em uma designação midiática
Resumo
Este artigo analisa, pela ótica da Análise do Discurso de linha francesa, os sentidos de laconismo. Tomamos como materialidade o enunciado ‘Vossa Excelência me esqueça’ – categorizado na página do Facebook do jornal Folha de São Paulo como lacônico –, pronunciado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski. Este enunciado foi uma resposta à acusação de heterodoxia feita pelo ministro Gilmar Mendes, também do Supremo Tribunal Federal. Nosso objetivo é demonstrar de que modo a compreensão desta designação (isto que se diz é lacônico) se dá pelo funcionamento de um pré-construído que apaga/retoma uma memória. Nesse sentido, os efeitos de sentido atrelados à designação midiática do enunciado de Lewandowski estão arraigados em dizeres da Grécia Antiga (Esparta, em particular). Concluímos que ser lacônico, antes como agora, está associado a ser honrado, verdadeiro e íntegro.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.