<b>A sensibilização sobre a diversidade étnico-racial na formação inicial e/ou continuada de professores de línguas

  • Andréia Fernanda Orlando Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aparecida de Jesus Ferreira Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Résumé

Este artigo objetiva investigar como a inserção da temática diversidade étnico-racial na academia pode contribuir na formação inicial dos estudantes de licenciatura na área de línguas, abrindo-lhes a visão de mundo para a cidadania ampla e irrestrita de todos, como também pode contribuir na formação continuada para diferenciar a lida de professores antes e depois de terem participado de cursos de extensão sobre diversidade racial frente a conteúdos e situações com essa temática. Para esses propósitos, este estudo se embasará, dentre outras mais, nas pesquisas de autores como Gomes (2003; 2005), Hall (2002), Moita Lopes (2002), Silva (2001; 2002) e Romão (1997), que teorizam sobre identidade, práticas racistas, relações étnico-raciais e currículo. Neste estudo se fez uso da pesquisa etnográfica em educação para obter dados relacionados aos pensamentos e às atitudes de 40 participantes sobre diversidade étnico-racial. Os resultados apontam tanto para a necessidade de tomada de consciência sobre a importância da questão quanto para o oferecimento de cursos, projetos ou disciplinas que deem conta de preparar o educador para essa reflexão.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Andréia Fernanda Orlando, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Mestranda do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da UNIOESTE/Cascavel.
Aparecida de Jesus Ferreira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Professora Adjunta da UEPG e professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem, Identidade e Subjetividade na mesma instituição e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras na UNIOESTE/Cascavel.
Publiée
2014-02-25
Comment citer
Orlando, A. F., & Ferreira, A. de J. (2014). <b&gt;A sensibilização sobre a diversidade étnico-racial na formação inicial e/ou continuada de professores de línguas. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(2), 207-216. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i2.17693
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus