Poesia em Flash na Antología de Literatura Electrónica Latinoamericana y Caribeña: questões de arquivo

Resumen

Neste artigo, procedemos à descrição do modo como a poesia em Flash é arquivada na Antología LitELat – v.1, um dos principais arquivos de literatura digital latino-americana disponível online. Sendo a poesia em Flash um dos gêneros mais praticados por autores do campo no continente, dedicamo-nos a investigar recorrências nos metadados das 19 obras desse gênero arquivadas na antologia e as estratégias adotadas pelos editores para preservação e divulgação desse material, especialmente porque a Adobe descontinuou seu suporte ao Flash em 31 de dezembro de 2020. No que concerne aos metadados das obras, é notória a pluralidade de autores e nacionalidades que compõem a coleção de poesia em Flash no arquivo. Os dados referentes ao ano de publicação nos permitem também inferências com relação às diferentes versões que algumas dessas obras tiveram em mídias/tecnologias distintas (livro impresso, GIF, tela de LED, Flash, CD-ROM, HTML5 etc.), considerando ainda a história de desenvolvimento do próprio Flash como ferramenta multimídia que foi gradualmente incorporando mais funcionalidades. Quanto às estratégias adotadas pelos editores da antologia para preservação e divulgação desse material depois da obsolescência do Flash, o corpus indica que os recursos mais frequentes são a remissão do leitor a páginas externas onde as obras estão disponíveis em seu formato ‘original’ e/ou emuladas em Ruffle. Visto que a obsolescência programada é um risco a que estão sujeitas quaisquer obras de literatura digital feitas em tecnologias proprietárias, estudos como este precisam ser replicados e aprimorados, com vistas a mapear boas práticas e desafios na composição de arquivos literários desse cariz.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

Aarseth, E. (1997). Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore, MD: The John Hopkins University Press.

Aburto, J. (2000). Paranoico arcoiris. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-56

Aburto, J. (2000). Paranoico arcoiris. Recuperado de http://www.joseaz.pe/entalpia/_dig/arcoiris

Aburto, J. (2001). Grandes esferas celestes. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-31

Aburto, J. (2001). Grandes esferas celestes. Recuperado de http://www.joseaz.pe/entalpia/_dig/esferas/

Aburto, J. (2002). Partidas. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-57

Aburto, J. (2003). Mal envuelto. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-47

Benedict, B. M. (2003). The paradox of the anthology: collecting and différence in eighteenth-century britain. New Literary History, 34(2), 231-256.

Butterfield, A.; Ngondi, G. E., & Kerr, A. (2016). Emulation. In A dictionary of computer science (p. 550). Oxford, UK: Oxford University Press.

Campos, A. (1986). Poema bomba. Folha de S. Paulo, caderno Folhetim, n. 565.

Campos, A. (1992). Poema bomba. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-59

Campos, A. (1997). Poema bomba. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-59

Campos, A. (2003). Não poemas. São Paulo, SP: Perspectiva.

Darino, E. (1965). Correcaminos. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-17

Derrida, J. (2001). Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará.

Flores, L. (2014). Digital poetry. In M.-L. Ryan, L. Emerson, & B. Robertson (orgs.), The Johns Hopkins guide to digital media. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press.

Flores, L.; KOZAK, C.; & MATA, R. (2020). Acerca de. In Red de Literatura Electrónica Latinoamericana. Antología LitELat – v.1. Recuperado de http://antologia.litelat.net/acerca

Funkhouser, C. T. (2007). Prehistoric digital poetry: an archaeology of forms, 1959-1995. Tuscaloosa, AL: University of Alabama.

Gache, B. (2006). Wordtoys. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-80

Gache, B. (2011). Góngora Wordtoys. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-80

Gainza, C. C. (2020). Nuevos escenarios literários: hacia una cartografía de la literatura digital latino-americana. In G. Guerrero, B. Loy, & G. Müller. World editors: dynamics of global publishing and the latin american case between the archive and the digital age. Berlim, DE: De Gruyter.

Garramuño, F. (2018). Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro, RJ: Rocco.

Golder, G. (2012). Rescate. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-67

Italiano, J. A. (2007). Vai ven. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-77

Italiano, J. A. (2008). Ruedapalabra. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-69

Jobs, S. (2010). Thoughts on flash. Apple.com. Recuperado de https://www.webdesignmuseum.org/web-design-history/steve-jobs-and-his-thoughts-on-flash-2010

Kac, E. (1982). Não! Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-52

Laboratorio Digital. (2021). Cartografía de la literatura digital latinoamericana. Recuperado de https://www.cartografiadigital.cl/map

Landow, G. (1992). Hypertext: the convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press.

Läufer, M. (2003). El ojo y la mano. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-26

Marquet, V. (2012). Los discretos. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-44

Mencía, M. (2019). Voces invisibles. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-79

Moreno, B. (2010). Concretoons. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-16/

Moreno, B. (2010). Concretoons. Recuperado de http://concretoons.centroculturadigital.mx/

Observatório da Literatura Digital Brasileira. (2021). Atlas da literatura digital brasileira. Recuperado de https://www.observatorioldigital.ufscar.br/#atlas

Padín, C. (1996). Homenaje al cuadrado. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-35

Padín, C. (2001). Campaña de sensibilización estética. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-13

Padín, C. (2003). Homenaje a Wlademir Dias-Pino. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-33

Parikka, J. (2012). What is media archaeology?. Cambridge, UK: Polity.

Pereira, V. C. (2022). A poesia digital em arquivos online latino-americanos: convergências e divergências. Revista Brasileira de Literatura Comparada, 24(46), 224-244. DOI: https://doi.org/10.1590/2596-304x20222446vcp

Red de Literatura Electrónica Latinoamericana. (2020). Antología LitELat – v.1. Recuperado de http://antologia.litelat.net/

Romano, G. (2004). IP Poetry. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-39

Salter, A., & Murray, J. (2014). Flash: building the interactive web. Londres, UK: MIT Press.

The Tech Wire (2022). Which browsers still support flash? (Explained). Recuperado de https://www.thetechwire.com/which-browsers-still-support-flash

Uribe, A. M. (1997-2003). Anipoemas. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-5

Vallias, A. (2004). Oratório. Encantação pelo riso. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-54

Publicado
2024-05-03
Cómo citar
Pereira, V. C. (2024). Poesia em Flash na Antología de Literatura Electrónica Latinoamericana y Caribeña: questões de arquivo . Acta Scientiarum. Language and Culture, 46(1), e65240. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i1.65240
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus