Poesia em Flash na Antología de Literatura Electrónica Latinoamericana y Caribeña: questões de arquivo
Résumé
Neste artigo, procedemos à descrição do modo como a poesia em Flash é arquivada na Antología LitELat – v.1, um dos principais arquivos de literatura digital latino-americana disponível online. Sendo a poesia em Flash um dos gêneros mais praticados por autores do campo no continente, dedicamo-nos a investigar recorrências nos metadados das 19 obras desse gênero arquivadas na antologia e as estratégias adotadas pelos editores para preservação e divulgação desse material, especialmente porque a Adobe descontinuou seu suporte ao Flash em 31 de dezembro de 2020. No que concerne aos metadados das obras, é notória a pluralidade de autores e nacionalidades que compõem a coleção de poesia em Flash no arquivo. Os dados referentes ao ano de publicação nos permitem também inferências com relação às diferentes versões que algumas dessas obras tiveram em mídias/tecnologias distintas (livro impresso, GIF, tela de LED, Flash, CD-ROM, HTML5 etc.), considerando ainda a história de desenvolvimento do próprio Flash como ferramenta multimídia que foi gradualmente incorporando mais funcionalidades. Quanto às estratégias adotadas pelos editores da antologia para preservação e divulgação desse material depois da obsolescência do Flash, o corpus indica que os recursos mais frequentes são a remissão do leitor a páginas externas onde as obras estão disponíveis em seu formato ‘original’ e/ou emuladas em Ruffle. Visto que a obsolescência programada é um risco a que estão sujeitas quaisquer obras de literatura digital feitas em tecnologias proprietárias, estudos como este precisam ser replicados e aprimorados, com vistas a mapear boas práticas e desafios na composição de arquivos literários desse cariz.
Téléchargements
Metrics
Références
Aarseth, E. (1997). Cybertext: perspectives on ergodic literature. Baltimore, MD: The John Hopkins University Press.
Aburto, J. (2000). Paranoico arcoiris. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-56
Aburto, J. (2000). Paranoico arcoiris. Recuperado de http://www.joseaz.pe/entalpia/_dig/arcoiris
Aburto, J. (2001). Grandes esferas celestes. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-31
Aburto, J. (2001). Grandes esferas celestes. Recuperado de http://www.joseaz.pe/entalpia/_dig/esferas/
Aburto, J. (2002). Partidas. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-57
Aburto, J. (2003). Mal envuelto. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-47
Benedict, B. M. (2003). The paradox of the anthology: collecting and différence in eighteenth-century britain. New Literary History, 34(2), 231-256.
Butterfield, A.; Ngondi, G. E., & Kerr, A. (2016). Emulation. In A dictionary of computer science (p. 550). Oxford, UK: Oxford University Press.
Campos, A. (1986). Poema bomba. Folha de S. Paulo, caderno Folhetim, n. 565.
Campos, A. (1992). Poema bomba. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-59
Campos, A. (1997). Poema bomba. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-59
Campos, A. (2003). Não poemas. São Paulo, SP: Perspectiva.
Darino, E. (1965). Correcaminos. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-17
Derrida, J. (2001). Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro, RJ: Relume Dumará.
Flores, L. (2014). Digital poetry. In M.-L. Ryan, L. Emerson, & B. Robertson (orgs.), The Johns Hopkins guide to digital media. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press.
Flores, L.; KOZAK, C.; & MATA, R. (2020). Acerca de. In Red de Literatura Electrónica Latinoamericana. Antología LitELat – v.1. Recuperado de http://antologia.litelat.net/acerca
Funkhouser, C. T. (2007). Prehistoric digital poetry: an archaeology of forms, 1959-1995. Tuscaloosa, AL: University of Alabama.
Gache, B. (2006). Wordtoys. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-80
Gache, B. (2011). Góngora Wordtoys. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-80
Gainza, C. C. (2020). Nuevos escenarios literários: hacia una cartografía de la literatura digital latino-americana. In G. Guerrero, B. Loy, & G. Müller. World editors: dynamics of global publishing and the latin american case between the archive and the digital age. Berlim, DE: De Gruyter.
Garramuño, F. (2018). Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro, RJ: Rocco.
Golder, G. (2012). Rescate. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-67
Italiano, J. A. (2007). Vai ven. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-77
Italiano, J. A. (2008). Ruedapalabra. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-69
Jobs, S. (2010). Thoughts on flash. Apple.com. Recuperado de https://www.webdesignmuseum.org/web-design-history/steve-jobs-and-his-thoughts-on-flash-2010
Kac, E. (1982). Não! Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-52
Laboratorio Digital. (2021). Cartografía de la literatura digital latinoamericana. Recuperado de https://www.cartografiadigital.cl/map
Landow, G. (1992). Hypertext: the convergence of contemporary critical theory and technology. Baltimore, MD: Johns Hopkins University Press.
Läufer, M. (2003). El ojo y la mano. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-26
Marquet, V. (2012). Los discretos. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-44
Mencía, M. (2019). Voces invisibles. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-79
Moreno, B. (2010). Concretoons. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-16/
Moreno, B. (2010). Concretoons. Recuperado de http://concretoons.centroculturadigital.mx/
Observatório da Literatura Digital Brasileira. (2021). Atlas da literatura digital brasileira. Recuperado de https://www.observatorioldigital.ufscar.br/#atlas
Padín, C. (1996). Homenaje al cuadrado. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-35
Padín, C. (2001). Campaña de sensibilización estética. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-13
Padín, C. (2003). Homenaje a Wlademir Dias-Pino. Recuperado de http://antologia.litelat.net/obra-33
Parikka, J. (2012). What is media archaeology?. Cambridge, UK: Polity.
Pereira, V. C. (2022). A poesia digital em arquivos online latino-americanos: convergências e divergências. Revista Brasileira de Literatura Comparada, 24(46), 224-244. DOI: https://doi.org/10.1590/2596-304x20222446vcp
Red de Literatura Electrónica Latinoamericana. (2020). Antología LitELat – v.1. Recuperado de http://antologia.litelat.net/
Romano, G. (2004). IP Poetry. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-39
Salter, A., & Murray, J. (2014). Flash: building the interactive web. Londres, UK: MIT Press.
The Tech Wire (2022). Which browsers still support flash? (Explained). Recuperado de https://www.thetechwire.com/which-browsers-still-support-flash
Uribe, A. M. (1997-2003). Anipoemas. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-5
Vallias, A. (2004). Oratório. Encantação pelo riso. Recuperado de https://antologia.litelat.net/obra-54
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.