“Alguma coisa está [sempre] fora da ordem” (Entrevista com Lourenço Chacon)
Abstract
‘Alguma coisa está [sempre] fora da ordem’. Esta é a principal inquietação que atravessa e define a trajetória acadêmica de Lourenço Chacon na busca por compreender o funcionamento da linguagem. Essa inquietação tem se traduzido numa rica, diversificada e movente produção científica que inclui artigos em periódicos, capítulos de livro e livros, nos quais o autor tem paulatinamente construído e consolidado conhecimentos sobre ‘aquilo que escapa’, tendo, portanto, como objeto de investigação mais amplo as ‘instabilidades da linguagem’. A busca pelo entendimento de que o instável é constitutivo da linguagem e, portanto, não algo que deveria ser ‘corrigido, adequado, reabilitado ou excluído’ da linguagem, tem levado o autor a explorar importantes temas, dentre os quais se destacam o das hesitações na fala infantil e o das relações entre fonologia e convenções ortográficas na escrita infantil.
Downloads
References
Chacon, L. (2017) Instabilidades da linguagem: discurso, língua e suas relações [Tese de Livre Docência, Universidade Estadual Paulista (Unesp)]. Repositório Institucional da Unesp.
Chacon, L. (2023). Características linguístico-discursivas da escrita: Um olhar para a escrita infantil. In A. J. Vieira, A. Del Ré, & R. N. Hilário (Orgs.), E por falar em linguagem da criança… (pp. 44–58). Editora Zouk.
Pêcheux, M. (2015). O discurso: estrutura ou acontecimento (Trad. E. P. Orlandi). Pontes Editores.
Saussure, F. de. (2006 [1979]). Curso de linguística geral (Trad. A. Chelini, J. P. Paes, & I. Blikstein). Cultrix.
Copyright (c) 2025 Aline Suelen Santos Sabatini, Cristiane Carneiro Capristano , Elaine Cristina de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARATION OF ORIGINALITY AND COPYRIGHTS
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal.
The copyrights belong exclusively to the authors. Published content is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) guidelines, which allows sharing (copy and distribution of the material in any medium or format) and adaptation (remix, transform, and build upon the material) for any purpose, even commercially, under the terms of attribution.
Read this link for further information on how to use CC BY 4.0 properly.







6.png)






