“Alguma coisa está [sempre] fora da ordem” (Entrevista com Lourenço Chacon)
Resumo
‘Alguma coisa está [sempre] fora da ordem’. Esta é a principal inquietação que atravessa e define a trajetória acadêmica de Lourenço Chacon na busca por compreender o funcionamento da linguagem. Essa inquietação tem se traduzido numa rica, diversificada e movente produção científica que inclui artigos em periódicos, capítulos de livro e livros, nos quais o autor tem paulatinamente construído e consolidado conhecimentos sobre ‘aquilo que escapa’, tendo, portanto, como objeto de investigação mais amplo as ‘instabilidades da linguagem’. A busca pelo entendimento de que o instável é constitutivo da linguagem e, portanto, não algo que deveria ser ‘corrigido, adequado, reabilitado ou excluído’ da linguagem, tem levado o autor a explorar importantes temas, dentre os quais se destacam o das hesitações na fala infantil e o das relações entre fonologia e convenções ortográficas na escrita infantil.
Downloads
Referências
Chacon, L. (2017) Instabilidades da linguagem: discurso, língua e suas relações [Tese de Livre Docência, Universidade Estadual Paulista (Unesp)]. Repositório Institucional da Unesp.
Chacon, L. (2023). Características linguístico-discursivas da escrita: Um olhar para a escrita infantil. In A. J. Vieira, A. Del Ré, & R. N. Hilário (Orgs.), E por falar em linguagem da criança… (pp. 44–58). Editora Zouk.
Pêcheux, M. (2015). O discurso: estrutura ou acontecimento (Trad. E. P. Orlandi). Pontes Editores.
Saussure, F. de. (2006 [1979]). Curso de linguística geral (Trad. A. Chelini, J. P. Paes, & I. Blikstein). Cultrix.
Copyright (c) 2025 Aline Suelen Santos Sabatini, Cristiane Carneiro Capristano , Elaine Cristina de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






