<b>Pensando o laconismo no discurso publicitário

  • João Marcos Mateus Kogawa Universidade Federal de São Paulo

Resumen

Este trabalho empreende uma investigação sobre a construção de um tipo particular de enunciado que se denomina laconismo. Trata-se de uma forma discursiva determinada por uma modalidade enunciativa que agrega os espaços bélico, religioso e econômico e se caracteriza por ‘dizer muito com poucas palavras’. Marca da civilização grega e típica das frases universais de Jesus Cristo, essa estrutura enunciativa é fundamental e omnipresente na construção de alguns mitos da sociedade de consumo. O objeto de investigação é o discurso publicitário, mais particularmente, algumas propagandas da Coca-Cola, compreendidas aqui como mito contemporâneo. Tomamos como arcabouço a análise do discurso de linha francesa em seus diálogos com as obras de Foucault e Barthes.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

João Marcos Mateus Kogawa, Universidade Federal de São Paulo
Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (Conceito CAPES 6), com período de estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (Paris III) sob supervisão do Prof. Jean-Jacques Courtine. Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (Conceito CAPES 6). Tem experiência como professor e pesquisador na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso.
Publicado
2014-11-14
Cómo citar
Kogawa, J. M. M. (2014). <b&gt;Pensando o laconismo no discurso publicitário. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(4), 365-374. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.22784
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus