<b>Pensando o laconismo no discurso publicitário

  • João Marcos Mateus Kogawa Universidade Federal de São Paulo

Résumé

Este trabalho empreende uma investigação sobre a construção de um tipo particular de enunciado que se denomina laconismo. Trata-se de uma forma discursiva determinada por uma modalidade enunciativa que agrega os espaços bélico, religioso e econômico e se caracteriza por ‘dizer muito com poucas palavras’. Marca da civilização grega e típica das frases universais de Jesus Cristo, essa estrutura enunciativa é fundamental e omnipresente na construção de alguns mitos da sociedade de consumo. O objeto de investigação é o discurso publicitário, mais particularmente, algumas propagandas da Coca-Cola, compreendidas aqui como mito contemporâneo. Tomamos como arcabouço a análise do discurso de linha francesa em seus diálogos com as obras de Foucault e Barthes.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

João Marcos Mateus Kogawa, Universidade Federal de São Paulo
Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (Conceito CAPES 6), com período de estágio doutoral na Université Sorbonne Nouvelle (Paris III) sob supervisão do Prof. Jean-Jacques Courtine. Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (Conceito CAPES 6). Tem experiência como professor e pesquisador na área de Linguística com ênfase em Análise do Discurso.
Publiée
2014-11-14
Comment citer
Kogawa, J. M. M. (2014). <b&gt;Pensando o laconismo no discurso publicitário. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(4), 365-374. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.22784
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus