<b>Pensando o laconismo no discurso publicitário
Resumo
Este trabalho empreende uma investigação sobre a construção de um tipo particular de enunciado que se denomina laconismo. Trata-se de uma forma discursiva determinada por uma modalidade enunciativa que agrega os espaços bélico, religioso e econômico e se caracteriza por ‘dizer muito com poucas palavras’. Marca da civilização grega e típica das frases universais de Jesus Cristo, essa estrutura enunciativa é fundamental e omnipresente na construção de alguns mitos da sociedade de consumo. O objeto de investigação é o discurso publicitário, mais particularmente, algumas propagandas da Coca-Cola, compreendidas aqui como mito contemporâneo. Tomamos como arcabouço a análise do discurso de linha francesa em seus diálogos com as obras de Foucault e Barthes.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.