<b>A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância

  • Cicero da Silva Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Karylleila dos Santos Andrade Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Flavio Moreira Fundação Universidade Federal do Espírito Santo (in memoriam)

Resumen

Este trabalho objetiva discutir aspectos constitutivos do gênero Caderno da Realidade (CR) e o processo de retextualização dos textos que constituem esse gênero. A abordagem do objeto investigado parte de uma perspectiva de análise interpretativista, visto ser uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos estudos dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006), com ênfase na retextualização (DELL’ISOLA, 2007; MARCUSCHI, 2007). A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com procedimentos de coleta de dados documental. A amostra é composta por textos de 01 (um) exemplar do Caderno da Realidade, um instrumento didático-pedagógico das unidades educativas que adotam a Pedagogia da Alternância (PA). Os textos foram produzidos por 01 (um) aluno do 9º ano de uma Escola Família Agrícola (EFA), situada em uma cidade tocantinense. A investigação leva em consideração as concepções teórico-metodológicas do contexto da PA, bem como a abordagem discursiva do gênero Caderno da Realidade com foco na atividade de retextualização. São focalizadas, nas retextualizações, as transformações de gêneros escritos, a transposição do conteúdo de um texto para outro, bem como a mudança de gênero. Portanto, busca-se identificar e caracterizar os textos do CR produzidos a partir do processo de retextualização, assim como as práticas pedagógicas demandadas.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cicero da Silva, Fundação Universidade Federal do Tocantins
Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2001), especialização Lato Sensu em Leitura e Produção Escrita (2007), mestrado (2011) e doutorando em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Atualmente, é docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Suas publicações, artigos e capítulos de livros versam sobre ensino/escrita de gêneros discursivos, material didático, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.
Karylleila dos Santos Andrade, Fundação Universidade Federal do Tocantins
Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia.
Flavio Moreira, Fundação Universidade Federal do Espírito Santo (in memoriam)

Possui graduação em Pedagogia (1991), Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e atuava na área de Educação do Campo, Didádica, Currículo, e Estágio. Tinha experiência nas áreas de gestão pedagógica, educação do campo (Pedagogia da Alternância).

Publicado
2015-10-01
Cómo citar
Silva, C. da, Andrade, K. dos S., & Moreira, F. (2015). <b&gt;A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(4), 359-369. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.25050
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus