<b>A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância

  • Cicero da Silva Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Karylleila dos Santos Andrade Fundação Universidade Federal do Tocantins
  • Flavio Moreira Fundação Universidade Federal do Espírito Santo (in memoriam)
Palavras-chave: gêneros discursivos, ensino, (re)escrita.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir aspectos constitutivos do gênero Caderno da Realidade (CR) e o processo de retextualização dos textos que constituem esse gênero. A abordagem do objeto investigado parte de uma perspectiva de análise interpretativista, visto ser uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos estudos dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006), com ênfase na retextualização (DELL’ISOLA, 2007; MARCUSCHI, 2007). A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com procedimentos de coleta de dados documental. A amostra é composta por textos de 01 (um) exemplar do Caderno da Realidade, um instrumento didático-pedagógico das unidades educativas que adotam a Pedagogia da Alternância (PA). Os textos foram produzidos por 01 (um) aluno do 9º ano de uma Escola Família Agrícola (EFA), situada em uma cidade tocantinense. A investigação leva em consideração as concepções teórico-metodológicas do contexto da PA, bem como a abordagem discursiva do gênero Caderno da Realidade com foco na atividade de retextualização. São focalizadas, nas retextualizações, as transformações de gêneros escritos, a transposição do conteúdo de um texto para outro, bem como a mudança de gênero. Portanto, busca-se identificar e caracterizar os textos do CR produzidos a partir do processo de retextualização, assim como as práticas pedagógicas demandadas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cicero da Silva, Fundação Universidade Federal do Tocantins
Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS (2001), especialização Lato Sensu em Leitura e Produção Escrita (2007), mestrado (2011) e doutorando em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Atualmente, é docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Suas publicações, artigos e capítulos de livros versam sobre ensino/escrita de gêneros discursivos, material didático, Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.
Karylleila dos Santos Andrade, Fundação Universidade Federal do Tocantins
Graduação em Letras pela Universidade do Tocantins (1993), mestrado (2000) e doutorado (2006) em Linguística pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta do curso de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Ensino de Língua e Literatura, da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino do Léxico e em Onomástica/Toponímia.
Flavio Moreira, Fundação Universidade Federal do Espírito Santo (in memoriam)

Possui graduação em Pedagogia (1991), Mestrado (2000) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Foi Professor da Universidade Federal do Espírito Santo e atuava na área de Educação do Campo, Didádica, Currículo, e Estágio. Tinha experiência nas áreas de gestão pedagógica, educação do campo (Pedagogia da Alternância).

Publicado
2015-10-01
Como Citar
Silva, C. da, Andrade, K. dos S., & Moreira, F. (2015). <b&gt;A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(4), 359-369. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.25050
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus