<b>A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância
Resumo
Este trabalho objetiva discutir aspectos constitutivos do gênero Caderno da Realidade (CR) e o processo de retextualização dos textos que constituem esse gênero. A abordagem do objeto investigado parte de uma perspectiva de análise interpretativista, visto ser uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos estudos dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006), com ênfase na retextualização (DELL’ISOLA, 2007; MARCUSCHI, 2007). A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva, com procedimentos de coleta de dados documental. A amostra é composta por textos de 01 (um) exemplar do Caderno da Realidade, um instrumento didático-pedagógico das unidades educativas que adotam a Pedagogia da Alternância (PA). Os textos foram produzidos por 01 (um) aluno do 9º ano de uma Escola Família Agrícola (EFA), situada em uma cidade tocantinense. A investigação leva em consideração as concepções teórico-metodológicas do contexto da PA, bem como a abordagem discursiva do gênero Caderno da Realidade com foco na atividade de retextualização. São focalizadas, nas retextualizações, as transformações de gêneros escritos, a transposição do conteúdo de um texto para outro, bem como a mudança de gênero. Portanto, busca-se identificar e caracterizar os textos do CR produzidos a partir do processo de retextualização, assim como as práticas pedagógicas demandadas.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.