<b>Discursos de livros de autoajuda e subjetividades <i>prêts-à-porter

  • Paula Chiaretti Universidade do Vale do Sapucaí
  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo

Resumen

 

Algumas modificações no laço social estão relacionadas à reformulação da estrutura social pautada pelo mercado e pela atual lógica de consumo, bem como às valorizações de alguns saberes (em especial, o científico) em detrimento de outros. Este artigo pretende abordar essas modificações do laço social que, por sua vez, levam a novos sintomas e tipos de mal-estar na atualidade por meio da análise discursiva de títulos de livros de autoajuda. Ao formularem promessas de completude (relacionadas aos discursos capitalista e da ciência), essa lógica do sucesso universalizante se alimenta dos próprios fracassos, substituindo, a cada vez que se formula, o impossível pela necessidade.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Paula Chiaretti, Universidade do Vale do Sapucaí
Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade do Vale do Sapucaí. Membro-fundador de Lalíngua - Espaço de Interlocução em Psicanálise. E-mail: chiaretti.paula@gmail.com.
Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo
Professora Titular Sênior do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do CNPq.
Publicado
2016-11-22
Cómo citar
Chiaretti, P., & Tfouni, L. V. (2016). <b>Discursos de livros de autoajuda e subjetividades <i&gt;prêts-à-porter. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(4), 397-404. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i4.27856
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus