<b>Discursos de livros de autoajuda e subjetividades <i>prêts-à-porter
Resumo
Algumas modificações no laço social estão relacionadas à reformulação da estrutura social pautada pelo mercado e pela atual lógica de consumo, bem como às valorizações de alguns saberes (em especial, o científico) em detrimento de outros. Este artigo pretende abordar essas modificações do laço social que, por sua vez, levam a novos sintomas e tipos de mal-estar na atualidade por meio da análise discursiva de títulos de livros de autoajuda. Ao formularem promessas de completude (relacionadas aos discursos capitalista e da ciência), essa lógica do sucesso universalizante se alimenta dos próprios fracassos, substituindo, a cada vez que se formula, o impossível pela necessidade.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.