<b>Discursos de livros de autoajuda e subjetividades <i>prêts-à-porter

  • Paula Chiaretti Universidade do Vale do Sapucaí
  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo

Résumé

 

Algumas modificações no laço social estão relacionadas à reformulação da estrutura social pautada pelo mercado e pela atual lógica de consumo, bem como às valorizações de alguns saberes (em especial, o científico) em detrimento de outros. Este artigo pretende abordar essas modificações do laço social que, por sua vez, levam a novos sintomas e tipos de mal-estar na atualidade por meio da análise discursiva de títulos de livros de autoajuda. Ao formularem promessas de completude (relacionadas aos discursos capitalista e da ciência), essa lógica do sucesso universalizante se alimenta dos próprios fracassos, substituindo, a cada vez que se formula, o impossível pela necessidade.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Paula Chiaretti, Universidade do Vale do Sapucaí
Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade do Vale do Sapucaí. Membro-fundador de Lalíngua - Espaço de Interlocução em Psicanálise. E-mail: chiaretti.paula@gmail.com.
Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo
Professora Titular Sênior do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do CNPq.
Publiée
2016-11-22
Comment citer
Chiaretti, P., & Tfouni, L. V. (2016). <b>Discursos de livros de autoajuda e subjetividades <i&gt;prêts-à-porter. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(4), 397-404. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i4.27856
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus