<b>Deriva referencial em discursos sobre a organização dos jogos olímpicos de 2016

  • Diego Vieira Braga Universidade Católica de Pelotas
  • Ercília Ana Cazarin Universidade Católica de Pelotas

Resumen

O foco deste estudo é o funcionamento referencial em sequências representativas do construto teórico que denominamos Discurso de Organização das Olimpíadas 2016. Inicialmente, apresentamos a configuração desse discurso. Em seguida, discutimos a ocorrência da primeira pessoa do plural com base em uma perspectiva discursiva, enfatizando a noção de ‘nós’ político. Finalmente, analisamos sequências discursivas extraídas de declarações de Carlos Nuzman, presidente do comitê organizador do evento. Por meio de exercícios parafrásticos e da relação entre o linguístico e a memória discursiva, percebemos que, quando da ocorrência do ‘nós’, o discurso de Nuzman varia entre referentes imaginários distintos. Essa deriva produz um efeito de socialização da responsabilidade pelo trabalho organizacional. Entretanto, tal efeito faz supor um alinhamento, controverso, entre a posição daquele que enuncia (em confronto com certo imaginário sobre o Brasil) e a do referente. Ressaltamos, portanto, a importância de abordar o ‘nós’ em um nível discursivo, de maneira a pôr em causa a ilusão de homogeneidade de vozes que tal representação pode produzir. 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Diego Vieira Braga, Universidade Católica de Pelotas

Diego Vieira Braga. Doutorando em Letras na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Bolsista PROSUP/CAPES. Integrante do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da UCPel.

Ercília Ana Cazarin, Universidade Católica de Pelotas
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas - UCPEL. Integrante do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD- UCPEL) e do Grupo de Estudos em Análise do Discurso - GEPAD da UFRGS.
Publicado
2017-06-02
Cómo citar
Braga, D. V., & Cazarin, E. A. (2017). <b&gt;Deriva referencial em discursos sobre a organização dos jogos olímpicos de 2016. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(2), 167-178. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i2.29652
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus