<b>Deriva referencial em discursos sobre a organização dos jogos olímpicos de 2016

  • Diego Vieira Braga Universidade Católica de Pelotas
  • Ercília Ana Cazarin Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: análise de discurso, funcionamento referencial, Olimpíadas.

Resumo

O foco deste estudo é o funcionamento referencial em sequências representativas do construto teórico que denominamos Discurso de Organização das Olimpíadas 2016. Inicialmente, apresentamos a configuração desse discurso. Em seguida, discutimos a ocorrência da primeira pessoa do plural com base em uma perspectiva discursiva, enfatizando a noção de ‘nós’ político. Finalmente, analisamos sequências discursivas extraídas de declarações de Carlos Nuzman, presidente do comitê organizador do evento. Por meio de exercícios parafrásticos e da relação entre o linguístico e a memória discursiva, percebemos que, quando da ocorrência do ‘nós’, o discurso de Nuzman varia entre referentes imaginários distintos. Essa deriva produz um efeito de socialização da responsabilidade pelo trabalho organizacional. Entretanto, tal efeito faz supor um alinhamento, controverso, entre a posição daquele que enuncia (em confronto com certo imaginário sobre o Brasil) e a do referente. Ressaltamos, portanto, a importância de abordar o ‘nós’ em um nível discursivo, de maneira a pôr em causa a ilusão de homogeneidade de vozes que tal representação pode produzir. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diego Vieira Braga, Universidade Católica de Pelotas

Diego Vieira Braga. Doutorando em Letras na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Bolsista PROSUP/CAPES. Integrante do Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da UCPel.

Ercília Ana Cazarin, Universidade Católica de Pelotas
Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas - UCPEL. Integrante do Laboratório de Estudos em Análise do Discurso (LEAD- UCPEL) e do Grupo de Estudos em Análise do Discurso - GEPAD da UFRGS.
Publicado
2017-06-02
Como Citar
Braga, D. V., & Cazarin, E. A. (2017). <b&gt;Deriva referencial em discursos sobre a organização dos jogos olímpicos de 2016. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(2), 167-178. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i2.29652
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus