<b>Deriva referencial em discursos sobre a organização dos jogos olímpicos de 2016
Résumé
O foco deste estudo é o funcionamento referencial em sequências representativas do construto teórico que denominamos Discurso de Organização das Olimpíadas 2016. Inicialmente, apresentamos a configuração desse discurso. Em seguida, discutimos a ocorrência da primeira pessoa do plural com base em uma perspectiva discursiva, enfatizando a noção de ‘nós’ político. Finalmente, analisamos sequências discursivas extraídas de declarações de Carlos Nuzman, presidente do comitê organizador do evento. Por meio de exercícios parafrásticos e da relação entre o linguístico e a memória discursiva, percebemos que, quando da ocorrência do ‘nós’, o discurso de Nuzman varia entre referentes imaginários distintos. Essa deriva produz um efeito de socialização da responsabilidade pelo trabalho organizacional. Entretanto, tal efeito faz supor um alinhamento, controverso, entre a posição daquele que enuncia (em confronto com certo imaginário sobre o Brasil) e a do referente. Ressaltamos, portanto, a importância de abordar o ‘nós’ em um nível discursivo, de maneira a pôr em causa a ilusão de homogeneidade de vozes que tal representação pode produzir.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.