<b>Saliência estrutural, distribucional e sociocognitiva
Resumen
Para identificar a que significados sociais uma variante está associada, na Sociolinguística, fenômenos de variação e mudança costumam ser estudados do ponto de vista da produção e do ponto de vista da percepção. Um artifício conceitual utilizado para articular as duas perspectivas de abordagem é a saliência. O objetivo deste texto é apresentar o conceito de saliência e qual é o seu efeito nos processos de variação linguística considerando a estrutura da língua e a cognição dos falantes: os efeitos da saliência na estrutura linguística se manifestam como saliência fônica, sintática e semântica; os efeitos na cognição dos falantes se manifestam na relação entre frequência de ocorrência de uma variável e seu grau de previsibilidade e prototipia em um contexto, e a percepção do falante. Entender a relação entre a saliência na estrutura da língua e na cognição dos falantes em processos de variação linguística permite identificar os gatilhos de preconceito social, já que variáveis salientes tendem a ser indexadas a perfis sociais no nível consciente.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.