<b>Lírica Moderna e Surrealismo: uma leitura dos poemas “XXIII” e “XXIV” do Canto Primeiro de <em>Invenção de Orfeu</em>, de Jorge de Lima</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.6614

  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti IEL/UNICAMP

Resumen

Este ensaio apresenta, de forma didática, algumas considerações acerca da utilização que o surrealismo faz de algumas técnicas exemplares da poesia moderna (como a escrita automática, o sonho, a imagem e a colagem) para realização de seu projeto estético que privilegia o sonho e a imaginação como prática artística. Como ponto de convergência entre teoria e prática poética, tomaremos como exemplo os poemas ‘XXIII’ e ‘XXIV’ do Canto Primeiro de Invenção de Orfeu de Jorge de Lima.

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Biografía del autor/a

Luciano Marcos Dias Cavalcanti, IEL/UNICAMP
Doutor em Teoria e História Literária- IEL/UNICAMP Publicação de Livro: “Música Popular Brasileira e Poesia: a valorização do ‘pequeno’ em Chico Buarque e Manuel Bandeira”. Belém-Pará: Editora Paka-Tatu, 2007.
Publicado
2011-03-28
Cómo citar
Cavalcanti, L. M. D. (2011). <b>Lírica Moderna e Surrealismo: uma leitura dos poemas “XXIII” e “XXIV” do Canto Primeiro de <em>Invenção de Orfeu</em>, de Jorge de Lima</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.6614. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(1), 121-131. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i1.6614
Sección
Literatura

 

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