<b>Representações de tradução no contexto literário acadêmico</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i3.14944

  • Rosa Maria Olher Universidade Estadual de Maringá

Résumé

Este trabalho tem como objetivo discutir a forma como as representações de tradução incidem na recepção e circulação do texto literário estrangeiro em dois contextos culturais e acadêmicos tidos como diferentes: o brasileiro e o estadunidense. Foram entrevistados 21 professores de literatura estrangeira em quatro universidades brasileiras e uma estadunidense. A análise e discussão dos dados coletados se baseiam na perspectiva discursivo-desconstrucionista e a problematização se constrói pelos contextos acadêmicos específicos nos quais se observam fatores que delimitam e restringem o status da tradução, a citar, a resistência à inclusão da tradução como elemento importante para o aprimoramento crítico das diferenças linguísticas e culturais, no âmbito de ensino de literatura em contexto brasileiro, bem como o apagamento do texto traduzido contribuindo para a hegemonização da língua e da cultura inglesa no contexto estadunidense. Os resultados mostram que o valor ou tratamento submetido ou atribuído ao texto literário traduzido implica sua representação e status nas mais diferentes esferas: acadêmica, científica, jornalística, bem como, e principalmente, na esfera de ensino e aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras.

 


Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Rosa Maria Olher, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunta do Departamento de Letras - Universidade Estadual de Maringá, área de Língua Inglesa. Doutora em L.A. na área de Teoria, Prática e Ensino de Tradução pela UNICAMP.
Publiée
2013-03-27
Comment citer
Olher, R. M. (2013). <b>Representações de tradução no contexto literário acadêmico</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i3.14944. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(3), 257-267. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i3.14944
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus