<b>Representações de tradução no contexto literário acadêmico</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i3.14944

  • Rosa Maria Olher Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: tradução, representações, texto literário, literatura estrangeira

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a forma como as representações de tradução incidem na recepção e circulação do texto literário estrangeiro em dois contextos culturais e acadêmicos tidos como diferentes: o brasileiro e o estadunidense. Foram entrevistados 21 professores de literatura estrangeira em quatro universidades brasileiras e uma estadunidense. A análise e discussão dos dados coletados se baseiam na perspectiva discursivo-desconstrucionista e a problematização se constrói pelos contextos acadêmicos específicos nos quais se observam fatores que delimitam e restringem o status da tradução, a citar, a resistência à inclusão da tradução como elemento importante para o aprimoramento crítico das diferenças linguísticas e culturais, no âmbito de ensino de literatura em contexto brasileiro, bem como o apagamento do texto traduzido contribuindo para a hegemonização da língua e da cultura inglesa no contexto estadunidense. Os resultados mostram que o valor ou tratamento submetido ou atribuído ao texto literário traduzido implica sua representação e status nas mais diferentes esferas: acadêmica, científica, jornalística, bem como, e principalmente, na esfera de ensino e aprendizagem de línguas e literaturas estrangeiras.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosa Maria Olher, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunta do Departamento de Letras - Universidade Estadual de Maringá, área de Língua Inglesa. Doutora em L.A. na área de Teoria, Prática e Ensino de Tradução pela UNICAMP.
Publicado
2013-03-27
Como Citar
Olher, R. M. (2013). <b>Representações de tradução no contexto literário acadêmico</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i3.14944. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(3), 257-267. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i3.14944
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus