<b>O desejável jogo cognitivo de adivinhação na leitura de <i>A carteira</i>, de Machado de Assis
Résumé
O artigo focaliza o processamento da leitura como jogo cognitivo de adivinhação desejável (antecipação, previsão e predição), originalmente guessing game conforme Goodman (1991) e Smith (2003). O aporte teórico está na Psicolinguística em interface com a Literatura, tendo em vista o texto de demonstração ser um texto literário – o conto A carteira, de Machado de Assis (2012), o que exige a compreensão dos fatos do texto em sua literariedade. Inicialmente, são apresentados os fundamentos teóricos, associando leitura e adivinhação. A seguir, esse processo é demonstrado por meio da leitura possível de um leitor também possível, que constrói seu percurso de compreensão, estabelecendo conexões entre os traços linguísticos do texto e seus supostos conhecimentos prévios. Por último, nos comentários finais, é retomado o percurso desenvolvido no artigo e são feitas reflexões sobre as possibilidades de aplicação no ensino.
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