<b>O desejável jogo cognitivo de adivinhação na leitura de <i>A carteira</i>, de Machado de Assis

  • Vera Wannmacher Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Tereza Amodeo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumen

O artigo focaliza o processamento da leitura como jogo cognitivo de adivinhação desejável (antecipação, previsão e predição), originalmente guessing game conforme Goodman (1991) e Smith (2003). O aporte teórico está na Psicolinguística em interface com a Literatura, tendo em vista o texto de demonstração ser um texto literário – o conto A carteira, de Machado de Assis (2012), o que exige a compreensão dos fatos do texto em sua literariedade. Inicialmente, são apresentados os fundamentos teóricos, associando leitura e adivinhação. A seguir, esse processo é demonstrado por meio da leitura possível de um leitor também possível, que constrói seu percurso de compreensão, estabelecendo conexões entre os traços linguísticos do texto e seus supostos conhecimentos prévios. Por último, nos comentários finais, é retomado o percurso desenvolvido no artigo e são feitas reflexões sobre as possibilidades de aplicação no ensino.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vera Wannmacher Pereira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Letras, professora do Departamento de Estudos Linguistícos da Faculdade de Letras da PUC-RS. Área de estudos: Psicolinguístca.
Maria Tereza Amodeo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Doutora em Letras, professora do Departamento de Estudos Literários da Faculdade de Letras da PUC-RS.
Publicado
2014-11-14
Cómo citar
Pereira, V. W., & Amodeo, M. T. (2014). <b>O desejável jogo cognitivo de adivinhação na leitura de <i>A carteira</i&gt;, de Machado de Assis. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(4), 437-449. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i4.22709
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus