<b>A narrativa de efeito final epifânico: a permanência de uma arquitetura romântica</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i1.6597
Résumé
Nos contos de Raul Pompéia e Érico Veríssimo, o efeito final das narrativas engendra uma revelação que sempre é irônica e diz respeito à contradição entre a Ideia e sua manifestação. Esta semelhança permite considerarmos a permanência de uma forma arquitetônica romântica na literatura do século XX. Para exemplificar isso, comparamos os contos O modelo do anjo de Raul Pompéia e Esquilos de outono de Érico Veríssimo, pois também possuem o motivo do modelo ideal que se degrada, assim como The oval portrait de Edgar Allan Poe e o poema em prosa La corde de Charles Baudelaire.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.