<b>Archive en scène: ‘im-pressions’ de lecture</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i2.15928

  • Lucília Maria Sousa Romão Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo
  • Fernanda Correa Silveira Galli Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo
  • Ane Ribeiro Patti Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo
Palavras-chave: analyse du discours, archive, mémoire

Resumo

Le présent article présente une discussion théorique autour de la notion d’archive à partir de lectures d’œuvres qui traitent – directement ou indirectement – de cette notion, et plus spécifiquement d’auteurs comme Derrida, Foucault, Pêcheux, Freud et Lacan. Sur la base de l’approche particulière de chacun, notre proposition s’organise de façon à rendre compte des points de contact entre les divers traitements donnés par les auteurs à la notion d’archive. C’est donc dans les interstices de cette tentative de rapprochement, sans pour autant laisser les divergences de côté, que nous livrerons nos ‘im-pressions’ (marques, inscriptions, incisions) de lecture à propos de l’archive, avec comme fil conducteur le langage et sa matérialité discursive. Avec l’archive en (dis)cours surgissent des indices de son instabilité et de la condition de son existence: la principale caractéristique de l’archive est d’arborer les traits du passé et la possibilité d’un avenir, en une tension constante de la contradiction historique qui se constitue dans ce mouvement d’élire/effacer des significations, de les pérenniser/passer sous silence – un bien et un mal de l’archive en scène.

 

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Biografia do Autor

Lucília Maria Sousa Romão, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo
Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis), onde também obteve o título de Mestre em Letras - área de Filologia e Linguística Portuguesa. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio-sanduíche na FPCE (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) da Universidade de Lisboa, Portugal (2007). Atualmente, integra o grupo "Discurso e memória: movimentos do sujeito", cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPQ, e desenvolve pesquisa de pós-doutorado na FFCLRP/USP, com financiamento da FAPESP. É pesquisadora do E-L@DIS (Laboratório Discursivo: sujeito, rede eletrônica e sentidos em movimentos), também financiado pela FAPESP, e coordena o Grupo Estudos sobre Internet (GNET), vinculado ao Laboratório Discursivo. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita e novas tecnologias mais especificamente, a linguagem no espaço digital da internet.
Fernanda Correa Silveira Galli, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo

Post-doctorante, Université de São Paulo. Boursière FAPESP.

Ane Ribeiro Patti, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo

Doctorante, Université de São Paulo. Boursière FAPESP.

Publicado
2012-11-23
Como Citar
Romão, L. M. S., Galli, F. C. S., & Patti, A. R. (2012). <b>Archive en scène: ‘im-pressions’ de lecture</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i2.15928. Acta Scientiarum. Language and Culture, 34(2), 135-141. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v34i2.15928
Seção
Linguística

 

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