<b>Literatura, memória e identidade em ‘Infância’, de Graciliano Ramos

  • Cátia Silene Kupssinskü Universidade Feevale
  • Juracy Assmann Saraiva Universidade Feevale

Resumen

 

Este artigo propõe uma reflexão sobre a literatura e sua relação com a memória, individual e coletiva, e com a identidade. As obras literárias se valem da memória para a constituição de tramas ficcionais que nela buscam a fonte que embasa a representação da realidade. A memória, por sua vez, tem relação direta com identidades sociais e individuais, já que, por meio de sua exposição, permite a elaboração da imagem pela qual os indivíduos são representados diante de si mesmos e dos outros. O corpus deste estudo é a obra literária ‘Infância’, publicada por Graciliano Ramos, no ano de 1954, na qual o autor relata, por meio de lembranças, sua vida dos dois aos onze anos de idade. A análise indutiva da obra se guia por constructos formulados por autores como Fernando Catroga (2001), Michael Pollak (1992), Aristóteles (2005), Paul Ricoeur (1994), Kathryn Woodward (2012), os quais abordam aspectos pertinentes à literatura, à memória e à identidade.

 

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Biografía del autor/a

Cátia Silene Kupssinskü, Universidade Feevale
Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale. Bolsista CAPES (processo número 88887154139/2017-00). Graduada em Moda pela mesma instituição.
Juracy Assmann Saraiva, Universidade Feevale
Pós-Doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale e bolsista de produtividade do CNPq.
Publicado
2018-10-01
Cómo citar
Kupssinskü, C. S., & Saraiva, J. A. (2018). <b&gt;Literatura, memória e identidade em ‘Infância’, de Graciliano Ramos. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(2), e41030. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.41030
Sección
Literatura

 

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